Este blog faz parte de um trabalho coletivo das alunas do 7º semestre do curso de pedagogia das Faculdades Anhanguera em Guarulhos/SP. Sua intenção é de compartilhar algumas propostas de aprendizado da Matemática para crianças da educação infantil e das séries inicias do ensino fundamental.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A matemática oculta no viver diário das crianças

A matemática não necessariamente precisa ser aprendida apenas e tão somente no ambiente escolar. Ela já faz parte do cotidiano da criança mesmo sem ela perceber a existência numérica e as diversas operações matemáticas. Os bebês, como diz Raphaela Gonçalves em seu texto "Existe vida matemática no berçário?", ainda que não percebam já estão em contato com a matemática em seu dia-a-dia, e isto ocorre quando exploram seus brinquedos, quando interagem com as pessoas, quando manipulam objetos, quando selecionam, organizam e até classificam diversos materiais. Este é o princípio do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.  
Partindo daquilo que a criança convive, o ensino da matemática pode tornar-se muito mais significativo e real para a criança. A atividade proposta  envolveu conhecimento dos números e noções simples de soma para uma criança de cinco anos. A criança desenvolveu a atividade com muita rapidez e demonstrou interesse em realizá-la. Utilizou do cálculo mental, ou seja, não fez uso das mãos para contar as frutas e os meios de transporte.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

 
O b a bá da matemática © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.