A matemática não necessariamente precisa ser aprendida apenas e tão somente no ambiente escolar. Ela já faz parte do cotidiano da criança mesmo sem ela perceber a existência numérica e as diversas operações matemáticas. Os bebês, como diz Raphaela Gonçalves em seu texto "Existe vida matemática no berçário?", ainda que não percebam já estão em contato com a matemática em seu dia-a-dia, e isto ocorre quando exploram seus brinquedos, quando interagem com as pessoas, quando manipulam objetos, quando selecionam, organizam e até classificam diversos materiais. Este é o princípio do desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático.
Partindo daquilo que a criança convive, o ensino da matemática pode tornar-se muito mais significativo e real para a criança. A atividade proposta envolveu conhecimento dos números e noções simples de soma para uma criança de cinco anos. A criança desenvolveu a atividade com muita rapidez e demonstrou interesse em realizá-la. Utilizou do cálculo mental, ou seja, não fez uso das mãos para contar as frutas e os meios de transporte.
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