Este blog faz parte de um trabalho coletivo das alunas do 7º semestre do curso de pedagogia das Faculdades Anhanguera em Guarulhos/SP. Sua intenção é de compartilhar algumas propostas de aprendizado da Matemática para crianças da educação infantil e das séries inicias do ensino fundamental.

terça-feira, 4 de junho de 2013

Diferentes formas de registrar os cálculos e técnicas operatórias

     A matemática faz parte da nossa vida e nem percebemos a sua existência, no nosso cotidiano estamos sempre formulando e organizando situações nas quais lidamos com o número, com as operações, com o pensamento combinatório, com a proporcionalidade, com a organização espacial, etc. Infelizmente a matemática ainda tem sido abordada de forma errônea nas escolas e, principalmente por partes de alguns educadores que ainda ministram suas aulas baseado-se na memorização e na mecanização de cálculos e fórmulas que em nada acrescenta para vida futura acadêmica dos alunos.  É importante desenvolver um trabalho que favoreça a construção do conhecimento, dando-lhes condições de identificar e usar os conhecimentos necessários para buscar respostas diante de uma situação a ser resolvida. O pensamento matemático bem desenvolvido e um bom domínio de conceitos são fundamentais para a atuação crítica e autônoma do sujeito na realidade na qual está inserido. 
    Para Constance Kamii a criança aprende muito com os jogos matemáticos desde a primeira infância, segundo ele tais jogos estimulam a criatividade e consequentemente o cálculo mental, pois possuem regras, previsões, exceções bem como análise de possibilidades.
    O matemático Issac Asimov revela que  a aprendizagem da matemática pode-se iniciar ela maneira mais simples, que é a contagem usando os dedos, ao superar essa etapa segue para a utilização do ábaco, até chegar ao sistema decimal. Isaac Asimov apresenta os logaritmos e té mesmo os números imaginários na sua teoria de ensino.
     Vários autores ressaltam sobre a importância da aula de matemática ser mais atrativa  para a criança, estimulando o raciocínio e percepções matemática envolvendo seu dia a dia e seu viver na sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

 
O b a bá da matemática © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.