No primeiro momento o Ábaco foi colocado na mesa da
professora sem falar nada para os alunos. À medida que os mesmos demonstraram
curiosidade, a professora fez uma Roda de Conversa em que o tema seria o Ábaco.
Os alunos demonstraram bastante interesse pelo novo objeto
que a professora trouxe para a aula, falaram sobre as cores das bolinhas,
ficaram mexendo nas bolinhas de um lado para o outro, todos queriam manuseá-lo.
Perguntaram o que era, qual o nome e para que serve.
A professora disse o nome do objeto de tanto interesse dos
alunos e propôs a contagem dos alunos da sala utilizando o Ábaco.
Passo 4- Estas atividades foram aplicadas com uma turma do Estágio II- Educação Infantil com faixa etária de 5-6 anos.
1. Quantas bolinhas têm cada varal? Pedir que um
aluno faça a contagem das bolinhas no
Ábaco.
2. Quantos meninos (as) têm hoje? Contar cada
menino(a) com uma bolinha do Ábaco, dizendo o nome da criança na bolinha.
3. Se o varal têm dez bolinhas e têm 14 alunos
como vamos realizar a contagem total de meninos?
4. Se tem 9 meninas, quantas bolinhas faltam
para completar 10?
5. Têm mais meninos ou meninas?
6. Podemos utilizar o ábaco pra contar outros elementos?
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