Este blog faz parte de um trabalho coletivo das alunas do 7º semestre do curso de pedagogia das Faculdades Anhanguera em Guarulhos/SP. Sua intenção é de compartilhar algumas propostas de aprendizado da Matemática para crianças da educação infantil e das séries inicias do ensino fundamental.

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Atividades aplicadas com os alunos

Passo 3- Estas atividades foram aplicadas com uma turma do Estágio II- Educação Infantil com faixa etária de 5-6 anos.

No primeiro momento o Ábaco foi colocado na mesa da professora sem falar nada para os alunos. À medida que os mesmos demonstraram curiosidade, a professora fez uma Roda de Conversa em que o tema seria o Ábaco.
Os alunos demonstraram bastante interesse pelo novo objeto que a professora trouxe para a aula, falaram sobre as cores das bolinhas, ficaram mexendo nas bolinhas de um lado para o outro, todos queriam manuseá-lo. Perguntaram o que era, qual o nome e para que serve.
A professora disse o nome do objeto de tanto interesse dos alunos e propôs a contagem dos alunos da sala utilizando o Ábaco.

Passo 4- Estas atividades foram aplicadas com uma turma do Estágio II- Educação Infantil com faixa etária de 5-6 anos.





    1. Quantas bolinhas têm cada varal? Pedir que um aluno faça a contagem  das bolinhas no Ábaco.
    2. Quantos meninos (as) têm hoje? Contar cada menino(a) com uma bolinha do Ábaco, dizendo o nome da criança na bolinha.
    3. Se o varal têm dez bolinhas e têm 14 alunos como vamos realizar a contagem total de meninos?
      4. Se tem 9 meninas, quantas bolinhas faltam para completar 10?
      5. Têm mais meninos ou meninas?
      6.  Podemos utilizar o ábaco pra contar outros elementos?



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

 
O b a bá da matemática © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.