Este blog faz parte de um trabalho coletivo das alunas do 7º semestre do curso de pedagogia das Faculdades Anhanguera em Guarulhos/SP. Sua intenção é de compartilhar algumas propostas de aprendizado da Matemática para crianças da educação infantil e das séries inicias do ensino fundamental.

domingo, 7 de abril de 2013

ETAPA 2 - ATPS

Aula tema: O sistema de numeração decimal. Construção da dezena pela brincadeira. O ábaco. A construção da centena e da unidade de milhar. 

Esta atividade é importante para que você elabore o ábaco e proponha vivências e dinâmicas que auxiliem a criança a entender e aplicar conceitos matemáticos.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.


PASSOS

Passo 1 (Equipe)
Pesquisar sobre o uso do ábaco e produzir uma tabela com os diferentes tipos de ábacos, momento histórico de surgimento e utilidades para a humanidade (forma de contagem).

Passo 2 (Equipe)
Pesquisar, em livros didáticos, atividades que utilizem o ábaco como recurso para compreensão das casas decimais.

Passo 3 (Equipe)
Propor a atividade para uma criança e registrar suas reações, questionamentos, conjecturas e afirmações diante da proposta de construção de números utilizando o ábaco e fazendo os ajustes das casas decimais.

Passo 4 (Equipe)
Elaborar uma lista de perguntas desafiadoras (no mínimo três) para uma criança de uma determinada idade, propondo reflexão sobre a(s) possibilidade(s) de representação do número solicitado no ábaco. É importante definir a idade, ao preparar a proposta, e detalhar o perfil do aluno em relação aos conhecimentos que possui e às competências esperadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

 
O b a bá da matemática © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.