Aula tema: O sistema de numeração decimal. Construção da dezena pela brincadeira. O ábaco. A construção da centena e da unidade de milhar.
Esta atividade é importante para que você elabore o ábaco e proponha vivências e dinâmicas que auxiliem a criança a entender e aplicar conceitos matemáticos.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Equipe)
Pesquisar sobre o uso do ábaco e produzir uma tabela com os diferentes tipos de ábacos, momento histórico de surgimento e utilidades para a humanidade (forma de contagem).
Passo 2 (Equipe)
Pesquisar, em livros didáticos, atividades que utilizem o ábaco como recurso para compreensão das casas decimais.
Passo 3 (Equipe)
Propor a atividade para uma criança e registrar suas reações, questionamentos, conjecturas e afirmações diante da proposta de construção de números utilizando o ábaco e fazendo os ajustes das casas decimais.
Passo 4 (Equipe)
Elaborar uma lista de perguntas desafiadoras (no mínimo três) para uma criança de uma determinada idade, propondo reflexão sobre a(s) possibilidade(s) de representação do número solicitado no ábaco. É importante definir a idade, ao preparar a proposta, e detalhar o perfil do aluno em relação aos conhecimentos que possui e às competências esperadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário