O meio ambiente onde a criança está envolvida é um grande facilitador para que ela desenvolva o raciocínio lógico matemático, e esta construção pode ser ainda mais agregada quando estimulada de maneira intencional e adequada. O professor é a peça chave neste processo e deve estar atento para intervir e propiciar experiências de autonomia e pensamento das crianças.
Estudos relatam que Piaget, considerou os reflexos como sendo inatos ao homem a partir do seu nascimento, mas que o conhecimento é algo que se constrói por meio da ação do sujeito sobre o objeto. Isto nos faz refletir que o número é abstraído pela criança quando a ação está interligada com os objetos, nas relações que a criança faz com eles, apoiando-se nos símbolos e nas imagens mentais.
Os signos numéricos demonstram para as crianças diferentes funções nas relações sociais. Os autores citam que os números passam a fazer parte da vida infantil quando eles se tornam significativos, como exemplo quando os números indicam o canal preferido ou o número da camiseta do "melhor" jogador de futebol, conhecendo a escrita de cada um por meio de visualizações na vida cotidiana como o relógio, calendários e outros.
O ensino da matemática deve ser apresentada para as crianças de forma que possibilite o desenvolvimento mais natural e menos imposto, como nas formas apelativas do treinamento e da repetição de respostas acreditando que de tanto contar e escrever, as crianças aprenderão o número. Propostas mais lúdicas e de formação de ambientes mais interativos que envolvam e atraem as crianças tem sido alvo de pesquisas e estímulos para os profissionais comprometidos com a educação. E acreditamos que com certeza isto trará grandes mudanças no aprendizado desta disciplina.
Estudos relatam que Piaget, considerou os reflexos como sendo inatos ao homem a partir do seu nascimento, mas que o conhecimento é algo que se constrói por meio da ação do sujeito sobre o objeto. Isto nos faz refletir que o número é abstraído pela criança quando a ação está interligada com os objetos, nas relações que a criança faz com eles, apoiando-se nos símbolos e nas imagens mentais.
Os signos numéricos demonstram para as crianças diferentes funções nas relações sociais. Os autores citam que os números passam a fazer parte da vida infantil quando eles se tornam significativos, como exemplo quando os números indicam o canal preferido ou o número da camiseta do "melhor" jogador de futebol, conhecendo a escrita de cada um por meio de visualizações na vida cotidiana como o relógio, calendários e outros.
O ensino da matemática deve ser apresentada para as crianças de forma que possibilite o desenvolvimento mais natural e menos imposto, como nas formas apelativas do treinamento e da repetição de respostas acreditando que de tanto contar e escrever, as crianças aprenderão o número. Propostas mais lúdicas e de formação de ambientes mais interativos que envolvam e atraem as crianças tem sido alvo de pesquisas e estímulos para os profissionais comprometidos com a educação. E acreditamos que com certeza isto trará grandes mudanças no aprendizado desta disciplina.
Passo 3 (Equipe)
Produzir um texto dissertativo argumentativo sobre as possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial da construção do conceito de número.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário