Preparar uma apresentação, para alunos do 5º ano, sobre a História da Matemática, com detalhes sobre a construção dos números, esclarecendo que o processo de Numeralização faz parte das apropriações de linguagem para garantir a comunicação da humanidade.
Iniciar a
apresentação com uma poesia sobre os números para iniciar com o tema sobre a
história sobre os números.
Apresentação
para o 5º ano do Ensino Fundamental, sobre a História da Matemática, com
detalhes sobre a construção dos números, esclarecendo que o processo de
Numeralização faz parte das apropriações de linguagem para garantir a
comunicação da humanidade.
Em seguida, o professor através de uma Roda
de Conversa abordar que a maioria das coisas que o homem inventou e utiliza no
seu dia a dia tem com base os cálculos matemáticos. Exemplificar e pedir que os
alunos também identifiquem objetos e situações.
Após esta Conversa, dar início a História
sobre a construção dos Números, através de materiais que eles possam manusear,
como pedras e um osso com riscos
explicando que algumas civilizações começaram a escrever anotando traços
verticais e como o homem sentiu necessidade de Contar, com o início da
agricultura e para controlar o rebanho.
Em seguida, explicar que com o transcorrer
dos tempos, a repetição se tornou ineficiente e finalmente o sistema de
numeração surgiu. Até chegar aos números que existem hoje os símbolos mudaram bastante.
Contar sobre Al Khowarizmi, um matemático
árabe brilhante que decidiu contar ao mundo a importância do sistema de
numeração que foram descobertos pelos
hindus, escrevendo um livro chamado Sobre a arte hindu de calcular. Com o
livro, matemáticos do mundo inteiro tomaram conhecimento do sistema de
numeração.
Os símbolos – 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 ficaram conhecidos como a notação de Al
Khowarizmi.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário