Este blog faz parte de um trabalho coletivo das alunas do 7º semestre do curso de pedagogia das Faculdades Anhanguera em Guarulhos/SP. Sua intenção é de compartilhar algumas propostas de aprendizado da Matemática para crianças da educação infantil e das séries inicias do ensino fundamental.

sexta-feira, 5 de abril de 2013

História da Matemática

Passo 4 - Etapa 1

Preparar uma apresentação, para alunos do 5º ano, sobre a História da Matemática, com detalhes sobre a construção dos números, esclarecendo que o processo de Numeralização faz parte das apropriações de linguagem para garantir a comunicação da humanidade.


Apresentação para o 5º ano do Ensino Fundamental, sobre a História da Matemática, com detalhes sobre a construção dos números, esclarecendo que o processo de Numeralização faz parte das apropriações de linguagem para garantir a comunicação da humanidade.

Iniciar a apresentação com uma poesia sobre os números para iniciar com o tema sobre a história sobre os números.



Em seguida, o professor através de uma Roda de Conversa abordar que a maioria das coisas que o homem inventou e utiliza no seu dia a dia tem com base os cálculos matemáticos. Exemplificar e pedir que os alunos também identifiquem objetos e situações.
Após esta Conversa, dar início a História sobre a construção dos Números, através de materiais que eles possam manusear, como pedras  e um osso com riscos explicando que algumas civilizações começaram a escrever anotando traços verticais e como o homem sentiu necessidade de Contar, com o início da agricultura e para controlar o rebanho.




Em seguida, explicar que com o transcorrer dos tempos, a repetição se tornou ineficiente e finalmente o sistema de numeração surgiu. Até chegar aos números que existem hoje os símbolos  mudaram bastante.
Contar sobre Al Khowarizmi, um matemático árabe brilhante que decidiu contar ao mundo a importância do sistema de numeração que  foram descobertos pelos hindus, escrevendo um livro chamado Sobre a arte hindu de calcular. Com o livro, matemáticos do mundo inteiro tomaram conhecimento do sistema de numeração.




Os símbolos – 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9  ficaram conhecidos como a notação de Al Khowarizmi. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

 
O b a bá da matemática © Copyright 2012. Layout Grátis Personalizado por Cantinho do Blog.